sábado, 15 de agosto de 2009

A culpa (1)

Ronaldo era um cara feliz, adorava em especial épocas de festa. Ahh como venerava os aniversários, era uma oportunidade única de mostrar sua alma caridosa ao mesmo tempo em que podia ostentar toda sua riqueza.
No aniversário da tia Filomena!?
Deu pra ela um super micro system com GPS embutido, rodava mp3, DVD, blue-ray e tinha lá seus 7000 walts de potencia, quando ela abriu não sabia nem o que era, e Ronaldo sempre distraído esqueceu de tirar o preço, quando ela viu na etiqueta 15 mil, os olhos dela brilharam, ela chorou de alegria abraçando o sobrinho querido. Era por esses momentos que ele vivia para proporcionar aos outros a felicidade.
Claro Tia Filomena não tinha lá muitos CDs, na verdade ela nem gostava muito de música, só tinha lá seu CD do PE. Zezinho ao vivo na igreja da madre de Deus, quando Ronaldo pos pra tocar o som foi tão alto que a velha quase teve um infarto, vendeu o som comprou o das casas Bahia que era bem mais do seu agrado e guardou o dinheiro. E 2 anos depois quem ousou dizer que foi um mau investimento!?
Como foi maravilhoso o funeral da tia Filomena, linda a cremação da tia Filomena, receberam suas cinzas em um potinho folheado a ouro, quanto charme numa cerimônia.
No aniversário de dez anos do seu sobrinho deu uma rally davidson O pai do menino ficou louco pensou: Porra vim de ônibus e vou voltar numa rally davidson mas Ronaldo, pensando na felicidade do sobrinho, deixou bem claro que era um presente do garoto, e os dois ficaram horas se divertindo brincando de moto de bate-bate, mas Ronaldo se divertia mais ainda com a cara de desespero do irmão a cada batida e amassado que a moto sofria.
Certo dia após ver uma discussão profunda sobre o sentido da vida no Fala que eu te escuto ficou apreensivo, nunca pensará nisso antes, decidiu encontrar o sentido da vida, afinal queria ser uma pessoa iluminada como Madre Tereza, MAHATMA GANDHI ou até quem sabe como Xuxa Meneguel.
Então ele decidiu ajudar uma instituição de caridade, afinal qual o sentido da vida se não dar carinho e atenção ao futuro da humanidade?
Resolveu ir no orfanato. Distribuiu centenas de brinquedos que havia comprado, jogou bola até que uma das crianças xexelentas, remelentas e cagadas até que uma delas deu um carrinho nele no meio do jogo, o juiz não maçou a falta e seu time perdeu, era a gota´d água mandou o juiz pra PQP, deu um soco na criança e levou todos os brinquedos de volta, afinal essas crianças selvagens não mereciam todo seu esforço, o sentido da vida não podia ser ajudar essas crianças mal educadas.
Então decidiu que sua missão do mundo seria outra: Limpar o mundo das raças inferiores conheceu então uns carecas do ABC que se tornaram logo seus melhores amigos, passavam horas se divertindo, andando pela cidade com paus e pedras.
Olha um nordestinoo!! Ele é raça inferior, vamos espancá-lo!
Ou na boate
Aquele cara tem jeito de viado, pau nele!!
Passou messes queimando mendigos, batendo em prostitutas, foram bons tempos aqueles. Até que um dia descobriram que a tataravó dele era da tribo funior de águas belas, obviamente uma raça inferior foi espancado e expulso.

Cansado e sem propósito de vida Ronaldo foi para igreja, bem verdade não havia muita gente lá, e começou a pedir desesperadamente pela razão de viver, eis que algum tempo depois...
- Quem diabos é você?!
- Como assim? Sou quem você tanto procurava, sou a razão de viver prazer!
- Ahhh, achava que razão de viver era um modo figurado de falar, uma coisa abstrata, não um ser, era algo como o espírito de natal.
- Não, eu existo e estou bem aqui, essa coisa abstrata é invenção de hippie, me chamo Joaquim
- Pois então Joaquim, eu preciso desesperadamente encontrar o sentido da vida, e dessa vez to falando no sentido hippie da coisa, quero ser uma pessoa feliz e iluminada como Madre Tereza ou Paris Hilton
- É pra isso que eu vim Ronaldo, você tem boas intenções, mas está no caminho errado, o que essas pessoas tem em comum e você ainda não percebeu é a culpa meu querido. Por que Madre Tereza ajudou tanta gente?? Pela culpa de ter mais dinheiro que metade da população mundial!
Por que Madonna adota tantas crianças africanas? Por puro peso na consciência, é a culpa a razão de viver de todos nós, aprenda isto e serás feliz o resto da vida
-Eu pensei que tínhamos que buscar melhorar a humanidade até que todos pudessem viver em harmonia
- Isso é papo de comunista e todo mundo sabe que aos comunistas não vem o reino de Deus, a culpa é a resposta de todos os problemas da humanidade, a igreja podia vender tudo que tinha e ajudar os pobres não acha? Mas não, precisamos construir igrejas onde as pessoas vem aqui para se sentirem culpadas!
E lá se foi Ronaldo, mandou o padre tomar no cú, chutou o mendigo que pedia dinheiro na porta da igreja, deu uma Ferrari no aniversário do sobrinho, mas tudo feito com muita mas muita culpa, se trancou no quarto e começou a pensar nas injustiças do mundo, de quando traiu sua esposa, ou até da carne gordurosa que comeu no almoço, sentiu a culpa do mundo sobre seus ombros, nunca estivera tão feliz

E eis que apresento a vocês o sentido da vida.

2 comentários:

Leonardo Xavier disse...

Pow, mas tu acha que esse lance de valorizar a culpa não é algo muito cristão não?? Sei lá,se eu tivesse que escolher um sentido pra vida seria não ter sentido nenhum.

Mas se bem eu acho bem poéticos os personagens do Herman Hess. Em geral os personagens dele meio que alcançam a paz se aceitando do jeito que eles são. Eu acho que eles são justo o oposto, são como seres totalmente libertos, radiante e em paz por terem se conseguido se livrar da culpa.

Talvez se livrar da culpa seja um sentido de vida muito melhor, não?

Leonardo Xavier disse...

Venho por meio desse segundo comentário reivindicar que vossa senhoria publique os outros posts, que disse que tem pra publicar

^^